segunda-feira, 20 de maio de 2013

Comida divertida

Ainda há crianças que têm alguma dificuldade em provar determinadas frutas e há sempre aquele comer que não apetece mesmo nada. Claro que a nossa missão é incentivar os nossos meninos a comerem de tudo. A nossa alimentação deve ser diversificada, equilibrada e saudável. E, porque não, juntar a isto um pouco de diversão?  Então aqui vai: hoje, na nossa escolinha, tivemos fruta divertida!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia da Mãe - Dia para a Mãe na escola

Para casa foram enviados dois recados: um para o pai, outro para a mãe.
Com o primeiro fizemos dos pais cúmplices da nossa surpresa: precisávamos que trouxessem um avental sem as mamãs saberem.
Com o segundo: convidámos as mães a virem passar um bocado do seu tempo na escola, com os seus filhotes. mas vieram trabalhar, isso também não sabiam.
Voltámos a usar as mãozinhas, desta vez para fazerem flores.
Foi uma delícia ver como a maior parte das mães soube usufruir deste espaço de tempo, só para os dois. Não foi só o estampar das mãos para mais tarde recordar mas, o partilhar da experiência, trocar  ideias com os filhotes, planear, sentir que estavam ali só para o outro.
Deste tempo também nasce o conhecimento com outras mães da sala, que por vezes nem se cruzam devido aos horários das nossas vidas.
Foi com muito carinho que as recebi e acredito que gostaram da experiência. Obrigada a todas!

Marcadores de livros

Durante o mês de Abril desenvolvemos um plano de atividades que designamos como «Mês da Leitura». 
Uma das atividades incluía a vinda de várias pessoas da comunidade, à nossa escola, para contarem uma história aos nossos meninos. Todos aceitaram o desafio do «Contem-nos uma história!...» e foi uma delícia para ambas as partes. 
É curioso como um adulto pode ficar nervoso quando está frente a um grupo de 20 crianças!
Uma outra forma de cativar e manter o gosto pela leitura passou pela realização de marcadores de livros para os nossos pequenitos levarem para casa. Esperamos que tenham muito uso...

Fita numérica

No seguimento da temática da habitação, aproveitamos para recordar as quantidades e os algarismos.
O número zero não aparece nesta fita mas, os meus meninos também o conhecem bem.