PLANO DE TRABALHO DO MÊS DE MAIO- GRUPO 4 ANOS (1)
ANO LECTIVO 2009/2010
Projecto Curricular de Sala: «À Nossa Volta...» Subtemas: -A Família
ÁREAS DE CONTEÚDO | CONTEÚDOS | OBJECTIVOS ESPECÍFICOS | ESTRATÉGIAS | RECURSOS | AVALIAÇÃO | |
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL | · O grupo familiar · Os dados de identificação pessoal · As tarefas familiares | · Revelar confiança na sua capacidade de agir. · Identificar actividades da vida quotidiana, brincadeiras, cumprimento de rotinas e tarefas da vida familiar. · Valorizar e respeitar as normas que regem a convivência familiar. · Aumentar o interesse e gosto em colaborar e ajudar nas tarefas de casa. · Tomar, progressivamente, maiores responsabilidades. · Colaborar nas tarefas relacionadas com os cuidados e limpeza da casa. · Agir autonomamente na vida familiar. | · Exploração de imagens. · Diálogos sobre o tema. · Elaborar um bilhete de identidade / cartão de cidadão · Histórias · Fichas de trabalho | · Imagens · Fotografias · Material de desgaste | · Observação directa · Registos | |
EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO | PLÁSTICA | · Articulação com as outras áreas de conteúdo · A estrutura familiar | · Identificar e representar a família e vida familiar em obras plásticas | · Desenhos acerca do tema · Recorte e colagem de elementos representativos do tema · | · Material de desgaste · Tesouras · Lãs · tecidos · Outros a definir com as crianças | · Observação directa · Trabalhos realizados |
MUSICAL | · Som / silêncio · Ritmo · Concentração /Atenção | · Explorar as propriedades sonoras dos objectos de casa. · Estimular a memória auditiva. · Reproduzir ritmos. · Sentir prazer com a música. | · Aulas de música · Canções diversas · Canção de roda “Tia Anica” | · Instrumentos musicais · CDs | · Observação directa | |
ÁREAS | CONTEÚDOS | OBJECTIVOS ESPECÍFICOS | ESTRATÉGIAS | RECURSOS | AVALIAÇÃO | |
DRAMÁTICA | · O casamento | · Interpretar e representar acções e situações relacionadas com a vida familiar. · Manifestar interesse em exprimir-se através do corpo. · Sentir prazer com pequenas dramatizações. | · Dramatizações de histórias (A Carochinha, etc.) · Actividades livres | · Roupas da casinha das bonecas · Máscaras · Casinha das bonecas · Áreas da sala | · Observação directa | |
MOTORA | · Movimentos finos · Movimentos amplos · Posturas correctas | · Encaixar materiais e separá-los (encaixes · Manipular pequenos objectos com precisão · Executar movimentos finos correctamente · Andar, saltar, pular, correr, gatinhar, rastejar, rebolar, trepar, etc. · Estar sentado correctamente | · Jogos · Trabalhos de expressão plástica · Gincanas · Jogos em grupo · Actividades livres no exterior · Todas as actividades que envolvam movimento. | · Picos, lápis, pincéis, tesouras... · Equipamentos e matérias da sala · Arcos, bolas, cordas, bancos, estrutura do parque infantil. | · Observação directa | |
LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA | · | · Adquirir vocabulário relativo ao tema. · Reproduzir linhas curvas e secantes. · Manifestar uma atitude de escuta e respeito durante os diálogos e conversas colectivas. · Responder a perguntas acerca das temáticas abordadas. | · Leitura de histórias · Observação de imagens · Conversas em grupo · Partilha de vivências pessoais · Fichas de grafismos | · Livros · Imagens · | · Observação directa · Trabalhos realizados | |
ÁREAS | CONTEÚDOS | OBJECTIVOS ESPECÍFICOS | ESTRATÉGIAS | RECURSOS | AVALIAÇÃO | |
MATEMÁTICA | · Números / conjuntos · Forma e espaço · Grandezas e medidas · Tempo | · Formar conjuntos de acordo com um critério previamente estabelecido · Efectuar contagens. · Estabelecer relações entre os objectos segundo a sua posição no espaço. · Conhecer e utilizar o vocabulário: em cima, atrás, à frente, entre, fora, à esquerda, à direita, sobre, antes, depois · Estabelecer relações de grandeza entre os objectos · Conhecer e utilizar o vocabulário correcto destas relações (alto/baixo, gordo/magro, pesado/leve, curto/comprido...) · Estabelecer relações entre factos e acções que levem à distinção de noções temporais (antes/depois, ontem/hoje/amanhã,) · Ordenar acções, actividades, refeições, dias da semana... | · Conversas · Fichas de trabalho · Exploração de materiais da sala e elementos da natureza · Realização de experiências · Jogos em grupo · Outras a definir com as crianças | · Material de desgaste · Elementos da natureza · Objectos da sala · Jogos didácticos · Livros · TIC · Histórias · Lengalengas · Canções · Gráficos | · Observação directa · Trabalhos realizados | |
CONHECIMENTO DO MUNDO | · As funções da família - protecção - afecto | · Reconhecer a família como uma das formas habituais básicas da vida humana e valorizar a sua utilidade. · Identificar as diversas relações familiares: os graus de parentesco. · Identificar as funções e ocupações dos diferentes membros familiares. · | · Elaborar a árvore genealógica da família nuclear · Conversas acerca do tema · Conversas de grupo e partilha de vivências pessoais · Exploração de imagens · Fichas de trabalho | · Fotografias · Papel cenário · Os encarregados de educação | · Observação directa · Registos |
A Educadora de Infância
__
Sem comentários:
Enviar um comentário