domingo, 26 de setembro de 2010

Planificação Mensal

PLANO DE TRABALHO DO MÊS DE MAIO-  GRUPO 4 ANOS (1)
ANO LECTIVO 2009/2010
Projecto Curricular de Sala: «À Nossa Volta...» Subtemas: -A Família

ÁREAS DE CONTEÚDO
CONTEÚDOS
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
FORMAÇÃO PESSOAL
E SOCIAL



·          O grupo familiar
·          Os dados de identificação pessoal
·          As tarefas familiares






·          Revelar confiança na sua capacidade de agir.
·          Identificar actividades da vida quotidiana, brincadeiras, cumprimento de rotinas e tarefas da vida familiar.
·          Valorizar e respeitar as normas que regem a convivência familiar.
·          Aumentar o interesse e gosto em colaborar e ajudar nas tarefas de casa.
·          Tomar, progressivamente, maiores responsabilidades.
·          Colaborar nas tarefas relacionadas com os cuidados e limpeza da casa.
·          Agir autonomamente na vida familiar.

·          Exploração de imagens.
·          Diálogos sobre o tema.
·          Elaborar um bilhete de identidade / cartão de cidadão
·          Histórias
·          Fichas de trabalho


·          Imagens
·          Fotografias
·          Material de desgaste



·          Observação directa
·          Registos
EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
PLÁSTICA
·          Articulação com as outras áreas de conteúdo

·          A estrutura familiar
                       

·          Identificar e representar a família e vida familiar em obras plásticas









·          Desenhos acerca do tema
·          Recorte e colagem de elementos representativos do tema
·           


·          Material de desgaste
·          Tesouras
·          Lãs
·          tecidos
·          Outros a definir com as crianças




·          Observação directa
·          Trabalhos realizados
MUSICAL


·          Som / silêncio
·          Ritmo
·          Concentração /Atenção



·          Explorar as propriedades sonoras dos objectos de casa.
·          Estimular a memória auditiva.
·          Reproduzir ritmos.
·          Sentir prazer com a música.



·          Aulas de música
·          Canções diversas
·          Canção de roda “Tia Anica”
·          Instrumentos musicais
·          CDs


·          Observação directa
ÁREAS
CONTEÚDOS
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
DRAMÁTICA


·          O casamento





·          Interpretar e representar acções e situações relacionadas com a vida familiar.
·          Manifestar interesse em exprimir-se através do corpo.
·          Sentir prazer com pequenas dramatizações.


·          Dramatizações de histórias
(A Carochinha, etc.)
·          Actividades livres
·          Roupas da casinha das bonecas
·          Máscaras
·          Casinha das bonecas
·          Áreas da sala


·          Observação directa
MOTORA

·          Movimentos finos
·          Movimentos amplos
·          Posturas correctas

·          Encaixar materiais e separá-los (encaixes
·          Manipular pequenos objectos com precisão
·          Executar movimentos finos correctamente

·          Andar, saltar, pular, correr, gatinhar, rastejar, rebolar, trepar, etc.
·          Estar sentado correctamente
·          Jogos
·          Trabalhos de expressão plástica
·          Gincanas
·          Jogos em grupo
·          Actividades livres no exterior
·          Todas as actividades que envolvam movimento.
·          Picos, lápis, pincéis, tesouras...
·          Equipamentos e matérias da sala
·          Arcos, bolas, cordas, bancos, estrutura do parque infantil.



·          Observação directa
LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM
À ESCRITA
·           














·          Adquirir vocabulário relativo ao tema.
·          Reproduzir linhas curvas e secantes.
·          Manifestar uma atitude de escuta e respeito durante os diálogos e conversas colectivas.
·          Responder a perguntas acerca das temáticas abordadas.














·          Leitura de histórias
·          Observação de imagens
·          Conversas em grupo
·          Partilha de vivências pessoais
·          Fichas de grafismos



·          Livros
·          Imagens
·           




·          Observação directa
·          Trabalhos realizados
ÁREAS
CONTEÚDOS
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS

AVALIAÇÃO

MATEMÁTICA
·          Números / conjuntos


·          Forma e espaço

·          Grandezas e medidas




·          Tempo
·          Formar conjuntos de acordo com um critério previamente estabelecido
·          Efectuar contagens.
·          Estabelecer relações entre os objectos segundo a sua posição no espaço.
·          Conhecer e utilizar o vocabulário: em cima, atrás, à frente, entre, fora, à esquerda, à direita, sobre, antes, depois
·          Estabelecer relações de grandeza entre os objectos
·          Conhecer e utilizar o vocabulário correcto destas relações (alto/baixo, gordo/magro, pesado/leve, curto/comprido...)
·          Estabelecer relações entre factos e acções que levem à distinção de noções temporais (antes/depois, ontem/hoje/amanhã,)
·          Ordenar acções, actividades, refeições, dias da semana...




·          Conversas
·          Fichas de trabalho
·          Exploração de materiais da sala e elementos da natureza
·          Realização de experiências
·          Jogos em grupo
·          Outras a definir com as crianças

·          Material de desgaste
·          Elementos da natureza
·          Objectos da sala
·          Jogos didácticos
·          Livros
·          TIC
·          Histórias
·          Lengalengas
·          Canções
·          Gráficos








·          Observação directa
·          Trabalhos realizados
CONHECIMENTO DO MUNDO
·          As funções da família
- protecção
- afecto





·          Reconhecer a família como uma das formas habituais básicas da vida humana e valorizar a sua utilidade.
·          Identificar as diversas relações familiares: os graus de parentesco.
·          Identificar as funções e ocupações dos diferentes membros familiares.
·           







·          Elaborar a árvore genealógica da família nuclear
·          Conversas acerca do tema
·          Conversas de grupo e partilha de vivências pessoais
·          Exploração de imagens
·          Fichas de trabalho


·          Fotografias
·          Papel cenário
·          Os encarregados de educação


·          Observação directa
·          Registos

A Educadora de Infância
__

Sem comentários:

Enviar um comentário