Entrem, entrem, não fiquem de fora!...São todos bem-vindos à minha Caixinha! Este é um cantinho onde partilho singelos tesouros...
sábado, 12 de outubro de 2013
PAISAGEM DE OUTONO
Uma lindíssima paisagem de Outono em que se trabalharam noções espaciais, tamanhos, cores...e a saudade que tinham em fazer um trabalhinho de expressão plástica após as férias!
Uma corda de rimas
Tudo começa com a sempre brincadeira intencionada de chegar a algum lado - brincar e aprender.
Fomos dizendo palavras que acabavam com o mesmo som, palavras que rimavam.
Tomámos nota, escrevi as palavras no computador,e as crianças procuraram as imagens/objectos correspondentes.
Panela;janela;canela;vela; Isabela , cadeira;feira; madeira;fogueira , pé;Zé;André;chulé , caracol;sol;lençol , pastilha;sapatilha
Não só é um jogo divertido como desperta para a consciência fonológica e melhora os níveis de atenção.
Não só é um jogo divertido como desperta para a consciência fonológica e melhora os níveis de atenção.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Canção dos Abraços
São dois braços, são dois braços
Servem para dar um abraço
Assim como quatro braços
Servem para dar dois abraços. Bis
E assim por aí fora
Até que quando for a hora
Vão ser tantos os
abraços
Que não vão chegar os braços,
Vão ser tantos os
abraços
Que não vão chegar os braços…
P’rós abraços
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Jogo dos aquários
Material necessário: 2 garrafões cortados (aquários) marcados com diferentes cores os níveis de altura, 2 peixes recortados em esponja para flutuarem, 2 baldes com água, 2 copos, 2 equipas e boa disposição!
Jogo: formam-se 2 equipas com o mesmo número de crianças. Fazem fila para uma estafeta. No início da fila cada equipa tem um balde com água e um copo. Ao sinal, a primeira criança enche o seu copo e vai despejar a água no respectivo aquário que está colocado numa meta. Volta para a equipa e entrega o copo ao seguinte.
Ganha a equipa que conseguir encher mais o aquário.
Jogo: formam-se 2 equipas com o mesmo número de crianças. Fazem fila para uma estafeta. No início da fila cada equipa tem um balde com água e um copo. Ao sinal, a primeira criança enche o seu copo e vai despejar a água no respectivo aquário que está colocado numa meta. Volta para a equipa e entrega o copo ao seguinte.
Ganha a equipa que conseguir encher mais o aquário.
Jogo da Pesca
Material necessário:
- 1 caixa de cartão ; as crianças pintam de azul; decorar com algas em papel seda e conchas
- muitos peixes para colorir e colar em cartolina, um clip para cada peixe
- paus de espetadas enfiados dentro de palhinhas do sumo; fio de pesca e íman
Jogo: Em grupos de 3 ou 4 (quantid de canas de pesca), cada criança tenta "pescar" o maior número de peixes possível. No fim, cada um conta os seus peixes e regista o resultado numa tabela. Se o número for superior àquele que já tenhamos falado, pode-se fazer o registo com correspondência termo a termo. Exemplo: a criança pescou 15 peixes. Se ainda não sabe escrever este algarismo, desenha 15 peixinhos e o adulto escreve à frente "15". Comparam-se resultados, fazem-se torneios, divertem-se muito!...
domingo, 21 de julho de 2013
Problemas no Blog ?!
Ultimamente tenho a sensação de que alguém tenta ou tentou utilizar o meu blog "Caixinha da Kicas".
Tenho dificuldade em iniciar a sessão, em aceder às mensagens e na publicação.
Isto deixa-me muito triste porque é um trabalho com muitos anos e só estou aqui para partilhar ideias com os outros, não tenho lucro, apenas a satisfação de que poderei ser útil... Não queria perder este cantinho...
Tenho dificuldade em iniciar a sessão, em aceder às mensagens e na publicação.
Isto deixa-me muito triste porque é um trabalho com muitos anos e só estou aqui para partilhar ideias com os outros, não tenho lucro, apenas a satisfação de que poderei ser útil... Não queria perder este cantinho...
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Os peixes
Material: 2 quadrados de papel de tamanho diferente, tesouras, aparas de lápis, caneta de feltro, cola...
Áreas possíveis de trabalhar com esta atividade:
Matemática: transformar um quadrado em triângulo através da dobragem, as formas; conceito de maior e mais pequeno, conceito de metade..., comparar, quantificar
Linguagem oral: vocabulário (escamas, guerlas, cauda, barbatanas,algas, bacalhau, robalo, sardinha, salmão...
Linguagem escrita: registo com pictogramas das crianças.
Conhecimento do Mundo: pesquisa acerca do habitat dos peixes, condições necessárias à sua vida, o seu aspecto físico, como se deslocam, o que comem, ...
Expressões: desenvolver a destreza manual, motricidade fina, decoração do peixe, exploração de diferentes materiais, canção "Um peixinho vai nadando...", jogo "Corrida de aquários"...
...e tantos outros conceitos, basta explorar e enriquecer a atividade....
Devo tratar de Mim ! - saúde oral
Durante uma semana, todos os dias, registámos se tínhamos ou não escovado os dentes (manhã, depois de almoço e à noite).
Na nossa escola, temos o hábito de lavar os dentes depois do almoço. Faz parte da lista de material para o ano letivo trazer escova, pasta e copo para fazermos a nossa higiene oral. Somos muitos mas, faz parte das nossas rotinas e, sem dúvida é uma rotina saudável!
No final dos nossos registos, constatei com alguma tristeza, que ainda há crianças que não escovam os dentinhos em casa. Como forma de estimular este hábito, também enviei para casa uma cartão reutilizável para que os meninos pudessem continuar com esta tarefa de registar as suas escovagens.
Corre , corre cabacinha !
Primeiro ouvimos a história tradicional "Corre, corre Cabacinha", que ainda hoje me faz sentir aquele tremor na barriga, provocado pelo suspense de quando a ouvia em pequenita. A audácia da filha e da Velhinha que conseguem enganar uns malvados que a esperam no regresso a casa, rebolando numa cabaça.
Depois cada um escolheu a personagem que gostava de representar, vestimos as farpelas da Casinha, improvisámos mais uns acessórios e fomos brincar: dramatização da história.
Fizemos o registo fotográfico e elaboramos um livro diferente. Além do delírio de se verem nas páginas, o livro folheia-se de forma a parecer um pequeno teatrinho. Ficou lindoooo!
Como fundo, aproveitei as imagens das paredes da nossa Biblioteca Escolar, que deram uns cenários maravilhosos!
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Comida divertida
Ainda há crianças que têm alguma dificuldade em provar determinadas frutas e há sempre aquele comer que não apetece mesmo nada. Claro que a nossa missão é incentivar os nossos meninos a comerem de tudo. A nossa alimentação deve ser diversificada, equilibrada e saudável. E, porque não, juntar a isto um pouco de diversão? Então aqui vai: hoje, na nossa escolinha, tivemos fruta divertida!
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Dia da Mãe - Dia para a Mãe na escola
Para casa foram enviados dois recados: um para o pai, outro para a mãe.
Com o primeiro fizemos dos pais cúmplices da nossa surpresa: precisávamos que trouxessem um avental sem as mamãs saberem.
Com o segundo: convidámos as mães a virem passar um bocado do seu tempo na escola, com os seus filhotes. mas vieram trabalhar, isso também não sabiam.
Voltámos a usar as mãozinhas, desta vez para fazerem flores.
Foi uma delícia ver como a maior parte das mães soube usufruir deste espaço de tempo, só para os dois. Não foi só o estampar das mãos para mais tarde recordar mas, o partilhar da experiência, trocar ideias com os filhotes, planear, sentir que estavam ali só para o outro.
Deste tempo também nasce o conhecimento com outras mães da sala, que por vezes nem se cruzam devido aos horários das nossas vidas.
Foi com muito carinho que as recebi e acredito que gostaram da experiência. Obrigada a todas!
Com o primeiro fizemos dos pais cúmplices da nossa surpresa: precisávamos que trouxessem um avental sem as mamãs saberem.
Com o segundo: convidámos as mães a virem passar um bocado do seu tempo na escola, com os seus filhotes. mas vieram trabalhar, isso também não sabiam.
Voltámos a usar as mãozinhas, desta vez para fazerem flores.
Foi uma delícia ver como a maior parte das mães soube usufruir deste espaço de tempo, só para os dois. Não foi só o estampar das mãos para mais tarde recordar mas, o partilhar da experiência, trocar ideias com os filhotes, planear, sentir que estavam ali só para o outro.
Deste tempo também nasce o conhecimento com outras mães da sala, que por vezes nem se cruzam devido aos horários das nossas vidas.
Foi com muito carinho que as recebi e acredito que gostaram da experiência. Obrigada a todas!
Marcadores de livros
Durante o mês de Abril desenvolvemos um plano de atividades que designamos como «Mês da Leitura».
Uma das atividades incluía a vinda de várias pessoas da comunidade, à nossa escola, para contarem uma história aos nossos meninos. Todos aceitaram o desafio do «Contem-nos uma história!...» e foi uma delícia para ambas as partes.
É curioso como um adulto pode ficar nervoso quando está frente a um grupo de 20 crianças!
Uma outra forma de cativar e manter o gosto pela leitura passou pela realização de marcadores de livros para os nossos pequenitos levarem para casa. Esperamos que tenham muito uso...
Fita numérica
No seguimento da temática da habitação, aproveitamos para recordar as quantidades e os algarismos.
O número zero não aparece nesta fita mas, os meus meninos também o conhecem bem.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Folar da...Pascoela - 2013
Após o regresso de quase todos, fizemos o bolo tradicional da Páscoa: o folar.
Que tal, papás?...Estavam uma delícia ou não?
Começámos com a boa vontade da padaria, que nos acolheu nas suas instalações e, com a participação dos pais com os ingredientes necessários. Como podem ver, a massa estava um espectáculo para se mexer!
Depois foi esperar que cozessem e levar no saquinho para casa. São servidos? Que tal, papás?...Estavam uma delícia ou não?
Subscrever:
Mensagens (Atom)