domingo, 22 de fevereiro de 2009

Imperadores dos nossos tempos

Não sou muito velha mas, como dizia a outra, sou do tempo em que dizíamos "Bom-dia!", ajudavamos quem caía, levavamos as coisas pesadas aos mais frágeis, davamos o nosso lugar aos velhinhos e às grávidas e... o olhar repreensivo do nosso pai valia por mil palavras.
Hoje assistimos a imperadores de palmo e meio que ditam o sim e o não que lhes convém. Não é um, nem dois mas, já são muitos.
Quando digo a uma mãe ou pai "Tem de ser firme, dizer que NÃO quando assim é; ele não pode fazer tudo o que quer, tem de ser contrariado. Nem sempre sim, nem sempre não. Pela vida fora irá ter muitas contrariedades. Tem de aprender a lidar com elas. Tem de perceber que quem manda é o pai e a mãe." - "Não o deve deixar que ele lhe bata. Daqui a uns anos como será?"
O meu discurso está a ficar gasto e as respostas lá vêm:"Mas ele é tão pequenino; não consigo fazer nada dele; não o consigo castigar; ele não me obedece..."
E lá temos nós na sala os pequenos imperadores que querem reinar: quando ouvem um Não, ai aqui del rei que se atiram ao chão, ranhosam-se todos,gritam, choram, dizem nããão. Mas, lá terão de cumprir as regras deste reino que é a sala do jardim-de-infância.
Pena é que quase nunca este trabalho seja seguido por aqueles que os hão-de acompanhar muito mais tempo que nós! Fico preocupada com o que lhes pode acontecer no futuro, afinal são os meus meninos e gosto deles.

3 comentários:

  1. Olá Kikas!!!

    É claro que não me importo que uses as músicas, o meu blog serve para isso. Sente-te à vontade para copiar e guardar tudo, pois o objectivo é partilhar!!!

    O fundo colorido que tenho no blog foi bastante fácil de colocar. Logo depois do último prémio que tenho na barra lateral, encontras um link para um site que diz cute backgrounds. Ai escolhes o fundo que mais gostas, copias o código, vais às tuas definições de esquema e escolhes adicionar uma mini aplicação. Escolhes a que diz qualquer coisas de HTML java script, e colas. E pronto :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei da metáfora... e não há dúvida de que estes são os imperadores dos nossos dias...
    Esperemos que não se tornem ditadores. Na verdade, muito já o são.
    Carla Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente com o titulo e com oconteudo do texto : "Imperadores dos nosssos tempos "convivemos diariamente com eles e com a permissividade dos pais.De facto como será o dia de amanha?

    ResponderEliminar