domingo, 1 de março de 2009

Comemorações Dia disto e Dia daquilo - ÚTIL OU FÚTIL?

Há quem acredite que a vidinha no jardim-de-infância se resume a passar o tempo fazendo umas festas de Natal, de Carnaval, umas lembranças para o pai, para a mãe, para o piriquito, o cão e o tareco. Gostamos mesmo é de inventar dias destes. Assim passamos o tempo enquanto ficamos a "tomar conta" (aqui está aquela expressão que eu adoro) das criancinhas enquanto os pais vão trabalhar. Nós ficamos também ali, de bibe e tudo, a fazer umas coisitas para nos entretermos.

Porém, haverá também quem tenha consciência que por detrás deste constante e importante jogo, a que chamamos "aprender brincando", existem horas de pesquisa, projectos curriculares, objectivos definidos... nada é feito ao acaso. E, quando o acaso nos surge na sala trazido por um pequerrucho ou até por uma formiguita que nos veio visitar, aproveitamos para explorar e enriquecermos os saberes de todos.

Não comemoramos os dias disto e daquilo para passarmos o tempo. Em primeiro, estes fazem parte do nosso património cultural. Em segundo, podem servir de base para trabalharmos nas diferentes áreas curriculares do pré-escolar: área da Formação Pessoal e Social, área da Expressão e Comunicação e a área do Conhecimento do Mundo. E, finalmente, o maravilhoso que é trabalhar a interdisciplinariedade implícita nesta dinâmica do que é ser educadora de infância!


2 comentários:

  1. Ainda bem que as mentalidades se estão a modificar e o trabalho de pré já é valorizado e reconhecido!

    ResponderEliminar
  2. Oi!
    Este blog é D+!
    Pegue o selinho no meu baú!
    Beijinhos

    ResponderEliminar