Ao longo do meu trajecto como educadora já realizei diversos passeios com os meus meninos. Há dois anos, fui com um grupo de finalistas a um local muito apetecível mas, que me criava alguma ansiedade (mais do que a normal destas situações) pelo espaço que era, comparativamente ao Zoo de Lisboa, por exemplo: o Portugal dos Pequenitos. Era uma convite aberto ao andar por ali de um lado para o outro. Levei duas auxiliares comigo e...era ver aqueles meninos entrarem e sairem das casinhas, correrem, subirem escadas. Além das imagens que guardo, ainda retenho os gritos de euforia que davam! Adorei...e eles também!
Além de explorarmos alguns dos elementos básicos de uma casa, esta foi criada com a ajuda do nosso sentido do tacto. Temos uma janela macia (com papel de veludo) e outra áspera (com lixa). As paredes são lisas mas, a porta é ondulada. No telhado podemos sentir a rugosidade das aparas dos lápis de cores.
Uma sugestão para um expositor tridimensional: uma caixa alta (ou várias coladas), forradas com um papel bonito. Neste caso, estampámos folhas brancas com bolinhas de espuma colorida. Depois expomos os trabalhinhos que quisermos.
Aqui estão os desenhos e fotos das casa dos meninos da nossa sala.
A casa onde vivemos...numa moradia ou num prédio? Os meninos foram trazendo de casa fotos das suas casas e cada um falou um bocadinho acerca do espaço onde vive. Depois fizemos um gráfico. Cada criança foi colando um rectângulo na respectiva "torre". Chegámos à conclusão que, na nossa sala, as habitações estão muito equiparadas.