quinta-feira, 31 de maio de 2012

Isto sou eu a falar...

Os meus dias são uma corrida constante, uma permanente agitação conduzida pela minha vida profissional, juntamente com a pessoal, e somando aqueles momentos que ninguém convida para estarem presentes mas, eles lá se vão intrometendo... Nem sei se já conseguiria viver sem  corre-corre. Mas, este é demasiado...
Dou comigo a pensar que mandava tudo à fava (ai se pudesse!), e dedicava mais tempo aos meus filhos e a mim própria. Esqueci-me de mim, arrastei-os comigo, e no entanto, a dedicar-me tanto aos outros. Como é possível?

Porém, olho à minha volta, quando consigo estar em plenitude na minha sala, com os meus meninos, que riem das minhas caretas, que me pedem miminho, quando vamos à descoberta, e naqueles momentos inesquecíveis de partilha e cumplicidade...suspiro. Vale a pena? Quando posso ser educadora, sim, vale a pena!...

Depois, também penso nos pais que me deixam um laço de amizade. Uns foram, outros vão chegando...A maioria têm sido excelenttes companheiros nesta viagem de partilhar a educação dos filhos. Nunca terei um "obrigada" suficientemente forte para lhes agradecer o que fazem, as respostas que trazem aos meus desafios, a participação activa na vida escolar. Principalmente, a confiança que depositam em mim quando me entregam os seus tesouros.

Não há rosa sem espinhos, porque, também há aqueles pais que só se preocupam com a escola numa época: a da matrícula. Depois de entrar, olarila, nunca se vai a uma reunião de pais, não se participa em nada que envolva sair da sua zona de conforto. Para esses o verbo "exigir" comanda. Dou comigo a pensar em como consegui criar dois filhos sozinha, sem avós por perto, sem empregada?...Fiz o esforço que era necessário, talvez até demasiado. Disseram-me "dedicas-te demasiado!". Mas, há limite na dedicação aos outros?!

Isto sou eu a falar, que hoje estou para aqui virada!

5 comentários:

  1. Ola daqueles dias k pensamos vou mudar o mundo. esses pais especiais ainda vao sentir falta do colinho k nos dá quando mais precisamos. Um beijo infinito para a mulher k é, mae, educadora, amiga. Eu voltava a tras quando o rafa era pequenino agora esta bem complicado ler nao é mesmo com ele. temos de lhe fazer uma visita. beijito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! É bom sentir que ainda anda alguém por aqui. Hoje, por coincidência, estive a falar com a tua mãe. O Rafa está a crescer e, tal como uma fruta, cresce e amadurece. Vai lá chegar, ao ritmo dele primeiro. bjitos e fico à espera da tal visita!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. beijoca enorme acompanhada de um abraço apertadinho...

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Cristina,é tão bom recordar e visitar este Blog, sinto saudades do tempo em que estava curiosa para saber qual eram as novidades que voçês faziam durante o dia.
    Com a M.é diferente não só por ela que é uma menina diferente mas por tudo. Bjs

    ResponderEliminar