A contagem oral engloba mais do que o conhecimento da sequência numérica, pelo que é fundamental que se criem oportunidades em que se proporcione a contagem de objectos. A criança vai sentindo a necessidade de conhecer os termos da contagem oral e começa a construir relações numéricas.
Pedi às crianças para trazerem rolhas de plástico, eu trouxe uma caixa, pedi sacos de amostra à cozinha, fizemos etiquetas com números de 1 a 15... Temos um jogo novo de Matemática!
Como podem ver, com material tão acessível podemos criar momentos de ouro!
Como podem ver, com material tão acessível podemos criar momentos de ouro!
Nesta primeira fase a ideia é confirmar a contagem de objectos. Em cada saco há uma etiqueta com um número e a criança tem de meter lá dentro rolhas na quantidade indicada.
Como há uma grande variedade nas rolhas, além da contagem e quantidade, podemos aproveitar para fazer outro tipo de jogos que envolvam cores e tamanhos,conjuntos, noções de pertença, etc.
Numa segunda fase pretendo colocar outro tipo de etiquetas que direccionam para a adição e, mais para a frente, também para a subtracção.
Também gostei da sugestão...muito fixe!
ResponderEliminarbjs
Obrigada , Teresa! É bom partilhar, trocar ideias, receber sugestões...Bjs
Eliminar