quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ATAR OS SAPATOS (ATACADORES)

Quando tenho meninos de 5 anos gosto de lhes ensinar a atarem os atacadores dos sapatos, porque o passo seguinte é irem para o 1º Ciclo e devem ir com a maior autonomia possível. Portanto, saberem limpar o rabo e atar os sapatos, sim! , fazem parte dos meus objetivos.

Voltando aos sapatos...existem várias histórias para ler, sendo a coleção da Camila uma priveligiada:


As crianças trouxeram um atacador de casa e fizemos o molde de um sapato para treinarmos.
Utilizámos cartão para a sola, que pintámos, fizemos recorte e picotagem, e construímos os nossos sapatos.
Atar os atacadores exige uma habilidade especial, que hoje em dia é cada vez menos treinada devido ao uso de calçado com velcro e fechos. Fácil para todos mas entardece esta aprendizagem.

Depois, enquanto demonstro, conto-lhes: " Pegamos nas pontas do atacador, cruzamos e damos um nó. Depois dobramos cada uma e fazemos dois laços, como se fossem as orelhas de um coelhinho. Seguramos com os polegares e dedo médio e voltamos a cruzar, fazendo um buraco com os indicadores, para aí passar a orelha do coelho. Por fim é só puxar e...já está o laço!".
Como vou mostrando enquanto faço e depois faço-o individualmente, as crianças ficam muito motivadas e querem logo saber fazer, É necessário tempo diferente para cada um.


Apesar de não ser assim que ato os meus sapatos, é desta maneira que ensino aos mais novos e tem resultado bastante bem!

1 comentário:

  1. Gostei dos sapatos...muito útil! Hoje em dia as crianças têm muita dificuldade em atar atacadores, perdeu-se o treino...as sapatilhas e sapatos são muitas vezes de velcro!
    bjs

    ResponderEliminar