quinta-feira, 29 de abril de 2010

As BIRRAS na criança

As birras são consideradas como uma fase do desenvolvimento normal da criança, caracterizando-se por acessos de cólera em resposta à frustração. Podem manisfestar-se por choro, gritos, pontapés, rigidez, extensão dos membros e do tronco. Além disso, a criança pode bater nos outros, bater com a cabeça no chão ou nas paredes, morder-se, atirar-se para o chão, espernear, fugir, atirar com objectos, suster a respiração ou desencadear o vómito.
A criança recorre à birra porque não possui, ainda, mecanismos para lidar com a frustração, chamando sobre si a atenção do adulto ou, sobretudo a partir dos 3 anos, como forma de obter o que quer e de manipular o adulto.
Entre os factores desencadeantes das birras estão o cansaço, o sono, a fome e certas situações como a refeição, a hora de deitar, as idas ao supermercado ou a falta de atenção.
  • A melhor maneira de lidar com crianças que fazem birras é impedir que elas ocorram, percebendo quais os factores que as desencadeiam e evitando-os. Assim, devem ser respeitadas as necessidades de sono, fome, retirar da vista os objectos proibidos, os brinquedos e jogos devem ser adaptados à sua idade para evitar a frustração e deve recorrer-se ao aviso prévio, dizendo, por exemplo, á criança que irá para a cama assim que terminar de ouvir a história.
  • Uma vez iniciada a birra, deve-se actuar logo no princípio antes que a criança perca o controle. Não deve ser castigada por fazer birra mas, também não deve ser recompensada fazendo-lhe a vontade. A atenção da criança deve ser desviada, ir para outro local, conter a criança em caso de bater ou magoar-se, nalguns casos ignorar a birra ou usar o efeito surpresa.

As birras excessivas ou as birras que se prolongam além da idade habitual podem acompanhar certas perturbações do neurodessenvolvimento.

Excertos retirados de um dossier de neurodesenvolvimento infantil, escrito por Rosa Gouveia (Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria)


2 comentários:

  1. Muito interessante...
    Birras, algo que já presenciei varias vezes, tem diminuído mas ainda fazem parte de alguns dias da Macaquinha. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. oi
    super fofo seu blogue
    fica a vontade para colocar linques do meu aqui

    beijos do Brasil

    :)

    ResponderEliminar